quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

UMA VIAGEM

Há uns meses que tirei uns dias de férias com a minha mulher em Grândola, no distrito de Setúbal. Grândola é uma vila perto do Alcácer do Sal. Além disso, Grândola é um concelho com três freguesias que foi centro de desenvolvimento pelas minas que havía na zona. Na década de 50 a população cresceu. Mas depois de alguns anos quando as minas não foram rentáveis o centro mineiro fechou e a população descendeu. Agora tens ao redor de 10.400 habitantes
Nós chegámos à tarde ao único Hotel da cidade, um antigo paço que está em frente de uma igreja. Chama-se Dom Jorge de Lancaster ( três estrelas) Gostámos imenso de tudo. Desde o recepcionista até aos empregados do restaurante onde fomos jantar, todos foram muito amáveis. O quarto era duplo. Depois de tomar um duche fomos jantar ao restaurante A Talha mas foi impossível. Como não previmos: o restaurante estava muita gente, a maioria desta era espanhola. Perguntámos e indicaram-nos um restaurante da praça. Foi boa ideia. Aí comimos muito bem. Eu pedi o prato da casa, feito com lulas e arroz e a minha mulher pediu o prato nacional: bacalhau. Depois de jantarmos um passeio para visitar os monumentos iluminados da vila. Um cartaz tinha escrito que Grândola foi nomeada vila pelo rei João III no século XVI. Gràndola é uma linda vila . Algumas das construções da época são: um pelourinho, uma Santa Casa da Misericordia e algunas ermidas e igrejas. Todas elas estivam iluminadas. O passeio foi lindo.
No dia seguinte,de manhâ depois do pequeno-almoço, apanhámos o carro e voltámos para a praia de Sol Troia onde a luz é um verdadeiro monumento da natureza. Neste lugar pudemos olhar no profundo do Alemtejo.

Sem comentários: